fbpx
Por que meu bolo sola?

Por que meu bolo sola?

Eu acho que não existe nada mais frustrante para nós, amantes de bolos fofinhos, do que preparar com todo o carinho um bolo e quando cortamos percebemos que ele está solado.  Já perdi diversas receitas e muito dinheiro, pois esquecia que bolo também é química. Com as dicas que irei te passar, você nunca mais solará um bolo! A não ser que queira… rsrsrs

 

1-) Fermento:

Já testei diversos fermentos e sim, eles fazem diferença no sabor e aspecto do bolo. Mas três dicas são importantíssimas:

Primeira, certifique-se que seu fermento esteja dentro da validade. Lógico que essa dica vale para todos os produtos, mas o fermento em especial perde muito de sua propriedade quando vai se aproximando do seu vencimento. Quer saber se ele ainda está bom?

Coloque um pouquinho de fermento em uma pocinha de água. Se ele borbulhar imediatamente, está bom. Pode usar!

 

Segunda: Sempre sacuda o conteúdo do fermento antes de usar. Isso porque o fermento é a combinação de bicarbonato de sódio com outros sais (monoidrato de fosfato monocálcico, diitrato de fosfato dicálcico, sulfato de alumínio e sódio). Sacudir é necessário para homogeneizar essa composição e não prejudicar sua reação.

Terceira: Como o fermento químico passa a fazer efeito assim que entra em contato com o líquido, evite utilizar a farinha com fermento e também, por isso, ele deve ser incorporado por último.

Confira aqui a diferença entre fermento e bicarbonato de sódio.

 

2-) Meça todos os ingredientes:

Essa dica não se resume apenas a solar ou não o bolo. É sempre bom mantermos um padrão em nossas receitas. Neste link eu falo sobre alguns utensílios que irão te auxiliar nessa medição. Mas alguns ingredientes em excesso fazem com que o bolo sole, entre eles o açúcar. Então, não pulem essa parte de forma alguma.

3-) Temperatura do forno e temperatura dos ingredientes:

Nunca coloque a massa do bolo no forno frio. Certifique-se que a temperatura marcada é a mesma que a receita pede. O forno deve ser pré-aquecido por cerca de 10 a 15 minutos para que alcance a temperatura correta.

Resista à tentação! Não abra o forno antes do tempo de cozimento prescrito na receita O seu bolo vai estar pronto, ou próximo, quando toda a sua casa estiver cheirando a bolo. Hummm

Para verificar que ele está realmente cozido, aperte com a ponta dos dedos o centro do bolo e veja se ele volta ao tamanho original. Um bolo que ainda não está assado afunda e fica com as marcas dos dedos quando é apertado.

E a dica do palito? Confesso que já utilizei por muito tempo. Mas isso faz com que o gás de dentro da massa saia, e bolo afunde. Evite.

Ao abrir o forno, faça isso muito rápido para evitar que a temperatura do forno caia e com isso o bolo abaixe. Isso vale também quando iremos retirar o bolo do forno. Essa mudança de temperatura não deve ser drástica. Costumo desligar o forno e deixar sua porta aberta. Depois de 1 minutinho eu retiro o bolo.

 

Os ingredientes, de preferência, sempre em temperatura ambiente, a não ser que a receita peça algo diferente.  Ingredientes gelados tendem a inibir a ação do fermento.

 

3-) Como misturar o bolo:

 

Delicadeza nessa parte! Não devemos bater o bolo de qualquer forma. Bolos areados, por exemplo, tem seu o volume da massa obtido com a mistura de ovos e açúcar. Ao bater essa massa, o ar é aprisionado em bolhas, que, aquecidas pelo calor do forno, formam a sua estrutura. Por conta disso, misture em movimentos circulares, de baixo para cima sempre, até que toda a farinha de trigo esteja incorporada.