fbpx
Como aumentar minhas vendas na época da Páscoa: dicas essenciais

Como aumentar minhas vendas na época da Páscoa: dicas essenciais

O período da Páscoa representa um aumento significativo nas vendas no mundo da confeitaria, creio que só fique atrás da época do Natal. Investir nessa época de forma assertiva é garantia de um bom faturamento, seja para complementar a sua renda ou aumentar sua renda principal.

Mas como eu posso aumentar ou fazer as minhas primeiras vendas na páscoa?

Primeira dica que quero te dar: Conheça o seu público!

Essa primeira dica é importantíssima para traçar toda a sua estratégia de vendas. O itens a seguir são essenciais para se traçar seu público alvo:

  • Gênero: meu público é composto ( em sua maioria) por homens ou mulheres?
  • Idade: estou lidando com um público infantil? Ou meu público é mais adulto?
  • Renda: meu público possui uma renda elevada e investiria em produtos mais sofisticados como chocolates nobres e produtos personalizados?
  • Gostos: meu público gosta de produtos doces? Ou preferem produtos mais amargos?

Ao traçar o meu público, consigo também traçar seus gostos. Por exemplo: meu público é composto em sua maioria por mulheres , são servidoras públicas e exigentes no produto final. Querem um produto diferenciado para marcar uma data e não se importariam em pagar mais para ter exatamente o que desejam. Essa é a minha persona. E o que eu posso oferecer para essa minha persona?

Provavelmente se eu oferecer um chocolate fracionado, elas não irão gostar, não é mesmo? Mas imagina você oferecendo um chocolate amargo com pralinés de avelãs em uma embalagem linda toda personalizada?

 

Segunda dica: escolha um cardápio de sabores e produtos:

Essa etapa deve vir após você ter bem claro o seu público para não errar no que ofertar. Outra dica muito importante: não tenha uma cartela de variação de produtos muito grande. Quanto maior a nossa oferta de produtos, maior deverá ser o nosso estoque e maior será o risco de termos perdas. Imagine você: comprei 10 kg de nutella, 10 kg de leite ninho, 10 kg de morango, 10 kg de paçoca, 10 kg de m&m´s… e na páscoa o produto que mais saiu foram os ovos de páscoa de brownie? O que eu farei com o produto estocado? Muitas vezes acabo perdendo esse produto.

Então tenham em mente uma frase muito usada na arquitetura: O menos é mais! Tenham um cardápio enxuto e de preferência de produtos que não possuam um prazo de validade tão curto.

Terceira dica: saiba temperar seu chocolate:

Se você for trabalhar com produtos nobres, a temperagem e a pré cristalizar o chocolate são um processo essencial. Quero fazer um post mais explicativo sobre isso. Creio que o assunto mereça a atenção. Mas tenham em mente que essa etapa é fundamental para entregar um produto de qualidade. Existem diversas maneiras de fazer isso: utilizando a manteiga de cacau ( mycrio), assim como derretendo 2/3 do chocolate em banho maria ( subindo sua temperatura) e temperando o chocolate derretido( descendo sua temperatura) com o 1/3 do chocolate restante. Mas isso realmente é assunto para nosso novo post.

Quarta dica: divulguem seus produtos:

Propaganda é a alma do negócio. Quantas vezes você já ouviu isso? Provavelmente umas boas dezenas, não é mesmo? Isso porque ela é a mais pura verdade! Tirem boas fotos dos seus produtos: testem as receitas que estarão no cardápio e tirem fotos com um fundo legal e uma boa iluminação que irá valorizar seu produto. Criem uma página no Facebook e no Instagram ( páginas profissionais, nada de utilizar página pessoal aqui, tá?) e se possível um blog e façam a divulgação dos seus produtos. Enviem e mails para seus amigos/ clientes informando desse cardápio que vocês criaram.

Sugestão de cardápio:

Ovo de páscoa com brigadeiro, leite ninho com nutella, ovo brownie, ovo crocante de pé de moleque, ovo oreo, ovo trufado… Esses com certeza irão fazer sucesso em sua lista.

Quinta dica: se diferenciem!

Não vou mentir para vocês: esse mercado de chocolate a concorrência é altíssima! Quando eu resolvi me especializar em bolos decorados com pasta americana foi justamente por isso: poucas pessoas sabem fazer bem na minha cidade. Mas chocolate… bom, todo mundo está fazendo, não é mesmo? Até quem não é da área encontra uma oportunidade nesse domingo de páscoa.

E o que você pode fazer para se diferenciar da sua concorrência? Bom, posso sugerir uma pequena lista que te fará sair na frente:

  • Ofereça um bom atendimento: muitos clientes compram pela simpatia do vendedor;
  • Oferte produtos diferenciados da concorrência: uma embalagem diferente, um cartão personalizado, uma facilitação na forma da entrega… tudo isso agrega valor ao produto;
  • Trabalhe com produtos de qualidade: mesmo para aquelas pessoas que querem trabalhar com produtos fracionados por terem medo da temperagem do chocolate ou pelo preço do chocolate nobre, procure boas opções no mercado. O mais barato aqui pode sair caro.

Sexta dica: saibam precificar!

E qual o objetivo dessas datas comemorativas? Uma festa cristã onde é celebrada a nova vida. O objetivo principal sempre será esse, não podemos nunca esquecer disso. Mas em relação às nossas finanças. Qual objetivo do coelho da páscoa aparecer aqui? Temos que responder: lucrar! Se vamos escolher essa época para vender , temos que ter em mente que o lucro deve fazer parte. Por isso, é fundamental que saibamos como precificar nossos produtos.

Aqui não vale simplesmente pegar o preço da concorrência e adotar como o seu. Afinal de contas, você não sabe o quanto sua concorrência está gastando para chegar no preço final ( que chamamos preço de venda).

O que tenho que fazer, então? Some todos os seus gastos ( todos mesmo: inclusive luz, gás, combustível…) , só assim você saberá o valor de custo do seu produto. A partir desse valor, você colocará sua margem de lucro ( que pode variar entre 200% a 400%). Anote tudo, de preferência, criem uma conta separada para não misturar com suas contas pessoais.

Vou deixar aqui um vídeo fofo de uns cupcakes bem chocolatudos para vocês arrasarem nas vendas!

E aí? Gostaram das nossas dicas? Deixe seu comentário aqui embaixo para sabermos do seu feedback!

, , , ,

Deixe uma resposta

Comentarios (1)

  • Fernanda Faria

    Olá, obrigada pelas dicas. Minha maior dificuldade é na decoração e precificação… Muitas vezes não sei como decorar meus doces, e também não sei se estou lucrando, ou pagando para trabalhar…